Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dalechampia leandrii Baill. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-06-2012

Criterio:

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

D. leandrii apresenta distribuição extensa ao longo da Mata Atlântica no Sul e Sudeste do Brasil, com subpopulações presentes em fragmentos que continuam sendo reduzidos pelo desmatamento. Dessa forma, é necessário que tais fragmentos continuem sendo monitorados para verificar se a espécie terá uma redução do número de situações de ameaça onde se encontra.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dalechampia leandrii Baill.;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Dalechampia vulpina ;
  • > Dalechampia leandri ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Adansonia 5: 315. 1865., a espécie é caracterizada pelas sua folhas discolores, estipuladas; apresentam acentuada pilosidade ócrea na inflorescência branco-esverdeada (Santos, M. 12 RB).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Cordeiro et al., 2012). A espécie possui registros no Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995) e Santa Catarina (CNCFlora, 2011), o que é corroborado por Secco (com. pess.).

Ecologia

Planta herbácea, liana, terrícola e heliófita; ocorre em Florestas Ombrófilas Densas (Sobral et al., 2009), formações secundárias, florestas de restinga e transição desta para Florestas Ombrófilas (CNCFlora, 2011), todas associadas ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Mata Atlântica é um bioma caracterizado pela alta diversidade de espécies e pelo elevado grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para a agricultura, pastagem, extração de madeira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte deste bioma, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original. Devido à ocupação urbana e agrícola, as áreas de mata estão cada vez mais isoladas umas das outras, formando pequenas ilhas de vegetação nativa. Desta forma, a maioria das espécies que vivem nesses fragmentos compõem populações isoladas de populações que habitam outros fragmentos. Para muitas espécies, a área agrícola ou urbana, circundante de um fragmento, pode significar uma barreira intransponível (Galindo-Leal; Câmara, 2003). No Estado de São Paulo, área central da distribuição da espécie, a Mata Atlântica originalmente possuía aproximadamente 81,8% (20.450.000 ha) de seu território. Hoje, a Mata Atlântica no Estado representa cerca de 18% da remanescente no Brasil, concentrando-se ao longo do litoral e encostas da Serra do Mar, significando cerca de 8,3% da área do Estado e 83,6% da vegetação nativa ainda existente no Estado. Mesmo em áreas protegidas ocorrem ameaças como invasões de populações marginalizadas (favelização de manguezais e encostas), especulação imobiliária), mineração e extrativismo vegetal clandestino, caça e pesca predatórias, lixões, poluição da água, mar, ar e solo e chuva ácida sendo essas ameaças permanentes à conservação dos remanescentes da Mata Atlântica no Estado de São Paulo (Costa, 1997).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Rara" (R) de acordo com os critérios de raridade adotados em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Possui registros em unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional da Tijuca (RJ) e APA Cananeia-Iguape (CNCFlora, 2011).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- COSTA, J.D.B. A reserva da biosfera da Mata Atlântica no estado de São Paulo, Série Gestão da RBMA, São Paulo, SP, v.Caderno nº 5, 1997.

- GALINDO-LEAL, C; CÂMARA, I.G. Mata Atlântica: biodiversidade, ameaças e perspectivas. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 472 p.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Dalechampia leandrii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dalechampia leandrii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 12/06/2012 - 20:53:51